A constante evolução do setor metal mecânico elevou os níveis de exigência do mercado. O conceito de ser competitivo no ramo industrial deixou de estar atrelado somente à preço, e passou a ser vinculado à valor. Eficiência, qualidade, sustentabilidade, economia, tecnologia, retorno de investimento, repetibilidade e automação estão sendo cada vez mais exigidos dentro das empresas.
Pensando nisso, a AMADA, empresa japonesa reconhecida mundialmente por suas inovações e soluções em corte, dobra e solda de chapas metálicas, traz ao Brasil seu mais novo lançamento, a linha de dobradeiras EGB-AE, disponível nos tamanhos 6020 (60 toneladas e 2 metros) e 1303 (130 toneladas e 3 metros).
O modelo EGB-AE conta com uma melhoria do, já consagrado, sistema “ATC”, o sistema mais rápido e inteligente do mundo para troca automática de ferramentas. O novo ATC permite armazenar mais de 30m de punções e matrizes (até V50) dentro do magazine, realizando o setup automático dessas ferramentas na mesa com tempo médio de 2 minutos, graças à 4 manipuladores independentes responsáveis por carregar e descarregar as ferramentas. Ferramentas para dobras fechadas (30°) e amassamento também estão disponíveis.
As dobradeiras EGB possuem acionamento do avental e compensação da mesa inferior, 100% elétricos, proporcionando altas velocidades, chegando à 250mm/s em avanço/recuo rápido e 25mm/s durante a dobra da chapa, sem contar que a precisão é garantida em todos os pontos da mesa.
O novo controlador touchscreen AMNC4ie de 21.5” oferece uma experiência jamais vista em dobradeiras. O conceito interativo, intuitivo, inteligente e integrado entrega uma utilização fácil e eficiente, permitindo que qualquer pessoa consiga realizar o trabalho em frente à máquina. Com ele, cada operador possui seu registro via reconhecimento facial e com liberação de funcionalidades de acordo com o nível de conhecimento. Além disso, o operador pode visualizar as peças em 3D, realizar edições de forma rápida e simples, efetuar programas a partir de desenhos 2D, simular colisões, adicionar comentários e carregar programas a partir de código de barras.
Para quem deseja turbinar a linha EGB-AE, a AMADA oferece o pacote “SMART”. Esse pacote contempla o exclusivo sistema de 3 batentes traseiros, que vai eliminar a dificuldade de posicionamento de peças com geometrias complexas, eliminando a necessidade de gabaritos. Também está inclusa a comunicação com um segundo monitor, que se posicionará de forma automática no local em que a dobra será realizada, disponibilizando ao operador novos recursos, como: controle de voz, avisos e notificações de segurança, representação gráfica da posição correta de apoio da peça nos encostos traseiros através de uma camêra e visualização de correção angular em tempo real (com a utilização do recurso BI-S II, que realiza a medição e correção em processo em até 3 pontos por dobra).
Todos esses recursos estarão em exposição na FEIMEC 2024, que acontece entre os dias 07 e 11 de maio, na São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, s/n – Km 1,5 – São Paulo). Após a feira, o equipamento estará disponível para testes e demonstrações no showroom da AMADA, localizado na cidade de Barueri-SP.
Para mais informações, entre em contato conosco através do email comercial@amada.com.br.